A importância da presença digital para o seu negócio(o #6 merece atenção)

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Ainda não tem uma forte presença digital? É melhor começar a pensar nisso.

Na segunda década do Séc. XXI a presença digital se tornou fundamental para as empresas.

Com o advento das redes sociais, estratégias como SAC 2.0, marketing de conteúdo e geração de Leads não podem mais ser ignorados.

Vou te apresentar alguns tópicos que você precisa estruturar para ter uma presença digital de sucesso.

Redes Sociais

Sua empresa tem presença constante no Instagram? E no Facebook? Solta artigos no LinkedIn com regularidade?

Se a sua resposta foi “não” para essas perguntas, é preciso estruturar essa parte com urgência.

Os brasileiros são líderes no tempo gasto nas redes sociais. A nossa média é 60% maior do que a do resto do Planeta(Digital Future Focus Brazil 2015), em média são 608 horas por ano.

Então, 6,94% do tempo anual do brasileiro é gasto em redes sociais.

A sua presença digital deve englobar esse cana.

Postagens regulares, pelo menos 3 por semana, é um bom início, mas cuidado, esse trabalho deve ser feito por um profissional, caso contrário, você pode acabar prejudicando a imagem da marca.

 

E-mail marketing

Essa é uma das mais antigas estratégias de marketing digital.

Apesar de ser antiga, ter e-mail ainda é regra para quem frequenta a internet, então é importante ser presente também nessa mídia.

Uma newsletter quinzenal é uma boa opção.

No entanto, deve-se prestar atenção ao conteúdo, não deve ser apenas uma “atualização” do que ocorre na empresa, mas algo que gere valor ao cliente.

Ofertas, conteúdo útil e novidades que agregam valor são sempre fundamentais.

Sac 2.0

O atendimento ao cliente é uma das mais importantes áreas da empresa, tanto no “on” quanto no “off”.

No Sac 2.0, deve ocorrer um atendimento digital ao cliente, seja pelo e-mail, Facebook, Instagram… esse atendimento deve oferecer uma resposta com rapidez e que seja de fato útil.

Para diferenciar essa parte, é importante que sua empresa possua uma persona para atender aos clientes.

O exemplo de maior sucesso é a Lu, da Magazine Luiza, ela responde aos clientes com uma linguagem própria e simpática.

Além disso, ela é quem “gerencia” o Instagram da Magazine Luiza. Já viram? Vale muito a pena conferir.

 

Site atualizado

A maioria das empresas já possui site, mas é recorrente que sejam sites com conteúdo desatualizado ou até mesmo com formatos antigos, que mais parecem da década de 90.

Dessa forma, é importante não só ter o site, isso é apenas o trivial.

Ter um site atualizado, com conteúdo útil, adaptado ao mobile e com navegação fácil e intuitiva é que se faz de extrema importância para sua presença digital.

 

Possuir um blog

Estamos na era do marketing de conteúdo.

É de se esperar que a empresa forneça conteúdo aos seus interessados.

Dessa forma, ter um blog que publique assuntos interessantes e que gerem valor ao seu público alvo é fundamental.

Artigos completos e com imagens para ilustrar o conteúdo.

Presentear o cliente

E-books, templates, formulários e check-lists são ferramentas muito úteis para construir uma presença digital forte.

O seu cliente vai gostar muito de receber algo que seja útil no dia a dia dele, mas atenção, isso não deve ser apenas uma isca, deve ser de fato algo que entregue valor.

Dizer que é um “e-book indispensável” e quando o cliente abrir ver apenas 7 páginas não vai ser uma estratégia eficiente.

Você deve focar em qualidade para a sua presença digital ser duradoura!

Quer um exemplo? O Nubank recebeu a solicitação de um cliente para enviar um novo cartão. O motivo? O cachorrinho dele tinha mastigado o antigo cartão.

Qual foi a reação do banco? Enviar não só um novo cartão, mas um presente para a “culpada” da história! 

Isso mesmo, eles enviaram um presente para o cachorrinho. Viu como isso é surpreendente e muda tudo?

Tratar todos com atenção

Mesmo que você não ache que aquela pessoa que comentou no seu post ou blog não é um possível cliente, trate-o como um!

Ele já é um lead seu, então você deve fazer o máximo possível para que ele se torne um cliente.

Essas são algumas dicas para ter uma presença digital sólida e de fato marcar presença na internet.

Lembrando que essa presença deve ser sempre gerida por um profissional, para que sua empresa possa ser sempre eficiente nesse quesito.

Além disso, nunca esqueça da consistência, é importante estar sempre presente.

Quer estar presente nas redes sociais, mas tem dificuldades com fotografia? Confere o nosso artigo “Como tirar fotos melhores? Dicas para iniciantes.”

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