Marketing de Oportunidade e Game of Thrones

m
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O que é Marketing de Oportunidade e qual a relação com Game of Thrones?

Já gostaria de iniciar esse post dizendo que não vai ter spoiler! Então quem ainda não viu o final de GoT, pode ficar tranquilo. E que final, em? Ainda tentando superar tudo! Foi um misto de sensações que me fez passar algumas horas acordadas após seu fim.

Porém, passado o estase da melhor série ter acabado, vim compartilhar com vocês alguns pontos que andei me deparando com os anos de duração de Game of Thrones.

GoT foi uma das poucas séries produzidas que ficou na boca do povo mesmo, e quando digo mesmo, é mesmo MESMO! Essa última temporada, por exemplo, era debatida e compartilhada em todos os cantos. Até quem não assistia sabia o que acontecia em cada episódio devido a repercussão que rolava cada segunda!

Até a pessoa aqui que vos fala, entrou na modinha e acabou se apaixonando por tudo.

E falando em última temporada, vocês repararam o quanto que GoT apareceu na mídia? Além do próprio marketing (a HBO investiu milhões na divulgação da série), milhões de marcas utilizaram o marketing de oportunidade e deram uma incrementada em seus produtos ou campanhas.

Mas o que é marketing de oportunidade? Nada mais é que ficar de olho nos acontecimentos que estão mais em alta no mundo, que estejam sendo mais comentados, e utiliza-los para trazer mais engajamento e interação ao seu negócio. Quer exemplos?

Quando Sandy e Junior voltaram, o que mais tinha era campanha utilizando “esse turu turu aqui dentro…”, ou agora, JUNTOS E SHALLOW NOW (sensacional esse kkkk). Teve até aplicativo de transporte utilizando esse novo meme para dar desconto.

Essas campanhas massas que se enquadram no marketing de oportunidade. Entendeu? E só para reforçar um pouco mais, exemplos de M.O. com Game of Thrones:

A Oreo foi além do sensacional, ela recriou a abertura de GoT utilizando seus biscoitos (pra mim é biscoito viu? Não bolacha)!

Quem ai viu a Lu do Magazine Luiza sentada tranquila ali no Trono de Ferro? Não contem pra Dany.

Até filme que acabou de lançar usou GoT pra dar aquela promovidinha. Nesse vídeo de Godzilla 2: Rei dos monstros, conseguimos ver claramente uma referência a Patrulha da Noite (ou Night’s Watch).

O iFood foi uma das empresas que mais investiu em campanhas usando Game of Thrones. Para quem ainda não viu, depois vale a pena entrar nas redes sociais deles e dar uma olhada! https://www.instagram.com/ifoodbrasil/

E aí, gostaram dos exemplos? Aproveitem o marketing de oportunidades para dar um up no negócio de vocês.

Mas ah, cuidado com direitos autorais, viu? Muitas dessas empresas que usaram GoT nas campanhas receberam autorização. E isso vale para outros exemplos.

A dica para utilizar o M.O. sem infringir nenhuma lei é usar trocadilhos e referências, evitar falar o nome da marca (por exemplo “Game of Thrones”, ou “Procurando Dory”) diretamente.

Aprendeu o que é Marketing de Oportunidade e qual a relação com Game of Thrones?

E se preparar alguma campanha nesse sentido, me conta! Estou lá no Instagram da Above ou no e-mail!

Ah, não esquece de ver os nossos outros posts: https://abovemarketing.com.br/blog/

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×