O que é Branding? O verdadeiro conceito e significado

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Branding é a palavra da moda e consequentemente isso acaba trazendo muitos significados e conceitos distorcidos, mas agora você vai aprender de fato qual o significado e o seu verdadeiro conceito. Mas antes eu preciso esclarecer:

Branding NÃO é criação de identidade visual!

O termo ‘branding’ traduzido para o português significa: marca. Só isso, parece simples né? Mas o que a tradução esconde é um conceito muito mais profundo e delicado.

O que é de fato é o branding? Branding é a gestão de marcas.

Antes de te explicar mais detalhado sobre a gestão estratégica da marca, você precisa entender em que contexto o branding surgiu e como ele é extremamente essencial no seu cenário hoje! 

Identidade Corporativa x Imagem Corporativa

Identidade empresarial e a imagem empresarial são conceitos que confundem muita gente e são essenciais no trabalho de Branding, porém, você sabe o que significam de fato? Quais as suas diferenças?

Identidade Corporativa

Quando falamos de identidade da empresa, estamos falando do que a empresa de fato é. Como assim? a identidade é o DNA da empresa, é como ela atua e se comunica, dos processos internos até o atendimento ao cliente por exemplo. Outros fatores também estariam inclusos, como a arquitetura, identidade visual e por aí vai…

A identidade corporativa é como a empresa de fato é e está sob o seu controle.

Sob o seu controle? Sim, você consegue como gestor de uma empresa alterar e controlar a sua identidade visual, comunicação, arquitetura, atendimento ao cliente e muito mais.

Imagem Corporativa

Se por uma lado a identidade empresarial pode ser controlada a imagem da empresa não pode. A maior diferença entre as duas está nesse sentido.

A imagem corporativa é como a empresa é percebida e não há controle sob isto.

Um CEO pode até mudar características, processos e comunicações da sua companhia, porém, nada disso importa se a imagem dela é percebida de outra forma.

O Branding vem para gerenciar isso!

A gestão estratégica da marca consiste em transmitir e formar uma imagem como de fato é a identidade da empresa, não adianta ser de uma forma e ser percebida como outra. Ou pior, ter uma identidade e tentar se vender de outra forma, isso é falso! Lembrando, mentira tem perna curta e no caso das marcas, curtíssimas.

Lembra da Diletto?

diletto brand

fonte: IG

A Diletto é uma fabricante de picolés gourmet inspirada na receita tradicional de Vittorio Scabin, um italiano que produzia gelatos artesanais numa mistura de frutas frescas e neve que veio ao Brasil durante a II Guerra Mundial, até ai tudo bem, o problema é que o vovô Vittorio não existe.

A marca usava em suas campanhas e embalagens a história do Scabin com a sua foto e a do seu carrinho de sorvete, porém, tudo não passava de uma história publicitária vendida como verdade. Os consumidores descobriram e ficaram revoltados com a marca, inclusive a Diletto chegou a ser investigada pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

Esse é apenas um dos centenas de casos, não subestime o seu público, se mentir eles vão descobrir.

 

Branding

Agora que você já sabe o que é Branding e o que branding significa e qual a diferença entre Identidade x Imagem, vou te mostrar como é feita a gestão estratégica de marcas em etapas.

A gestão da marca deve construir sua imagem e seus diferenciais intangíveis. 

Como? Antes de tudo, devemos criar o posicionamento da empresa.

Posicionamento

Se um dia a missão, visão e valores foram guias para as empresas, hoje o posicionamento é como parte do seu DNA. 

O posicionamento deve ser o resumo do que você acredita, seu propósito e a quem você quer atingir.

Para definir um posicionamento coeso, primeiro é preciso documentar alguns tópicos: 

  • Público Alvo
  • Missão (o propósito da sua empresa)
  • Visão
  • Valores
  • Qual a dor do seu público?
  • Qual o seu diferencial?

Ainda parece complicado de entender? Vou mostrar resumidamente como construirmos o nosso posicionamento:

  • Público Alvo: Empreendedores ‘autônomos’
  • Missão: Ajudamos pessoas a empreender, através da inovação e da comunicação
  • Visão: Almejamos um modelo de negócio inovador com funcionamento officeless, referência na entrega de produtos e serviços, como também, uma empresa educadora e fora da curva.
  • Qual a dor do seu público? Querem se inserir no mundo digital.
  • Qual o seu diferencial? Jovens, criativos, multidisciplinares.

A partir destes tópicos (resumidos) criamos o nosso posicionamento que serve como guia e faz parte do nosso DNA:

“Empreender é a sua vocação e te ajudar é a nossa. Somos uma startup jovem com paixão pela inovação e comunicação, criatividade está em nosso DNA. Above em inglês significa “para cima”, vamos juntos?”

Você consegue ver como todos os atributos citados anteriormente estão inseridos de alguma forma em nosso posicionamento? São os valores intangíveis que servirão como a base para a sua gestão de marca. 

Já feito o posicionamento, hora de definir a sua identidade

Identidade da Marca

Os seguintes pontos principais podem pautar a sua identidade:

  • Identidade Visual
  • Identidade Verbal
  • Identidade Publicitária
  • Identidade Comunicacional
  • Identidade Arquitetônica
  • Identidade de Produto

Alguns são mais óbvios do que outros, por isso vamos ver somente os principais. 

  • Visual: Logo, cores, tipografia, o estilo fotográfico.
  • Verbal: Linguagem, tom de voz da marca.

Existem alguns cases bem marcantes em relação a identidade, podemos citar a Apple como um case perfeito de produtos.

apple identidade produto branding

linha de produtos apple

Consegue enxergar a identidade em seus produtos? o design, a ergonomia, as cores. Todas essas características fazem parte do que a empresa é e quer transmitir.

loja John John

 

Um case marcante de identidade arquitetônica é a John John. Se você já teve a oportunidade de conhecer uma dessas lojas, você sabe do que estou falando. Todas as lojas são marcadas por um ambiente escuro com luzes estratégicas e uma música ambiente que também faz lembrar uma balada.

Agora que já vimos esses cases de identidades fortes, é hora de te explicarmos um conceito muito importante.

Stakeholders

O que é isso? Stakeholder é um termo para designar o público com quem o seu Branding vai trabalhar para criar a imagem da marca. O que talvez você ainda não saiba é que não é somente o consumidor final do seu produto o seu stakeholder, mas todas as pessoas que entrarão em contato com sua marca.

Clientes, funcionários, fornecedores, jornalistas, opinião pública, orgãos até o governo pode entrar nesta lista.

Todos estes e mais alguns fazem parte da estratégia de marca, funcionários são também muito importantes pois eles são de certa forma, representantes da empresa. Já parou para pensar o estrago que um funcionário pode fazer se não estiver por dentro com o planejamento de marca da empresa? 

Entendemos qual o objetivo do Branding, quem atingir mas a pergunta que fica:

Como? 

Pontos de Contato

Pode parecer redundante, mas é através dos pontos de contato com os seus stakeholders que você vai construir a imagem da sua marca. Porém, quais são esses pontos? Existem 3 tipos:

  • Visual: Arquitetura, identidade visual, design de produto, peças gráficas, fotografias, vídeos.
  • Verbal: Nome, slogan, vocabulário, redação, tom de voz.
  • Experiências: Atendimento, sons, aromas, sabores e iluminação.

Estes são alguns dos principais pontos de contato que uma empresa deve se preocupar em relação a sua gestão estratégica. Pontos de contato de experiência são alguns dos mais fortes, pois é de fato uma interação do seu stakeholder com a sua empresa. 

As barbearias hoje febre no Brasil, são um exemplo ótimo disto. Antes mesmo do cliente ser atendido pelo barbeiro, já lhe é servido como cortesia uma cerveja. Quer um primeira impressão melhor que essa? 

Nos próximos artigos vou te ensinar como botar em prática tudo o que aprendemos aqui.

 

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