Como tirar fotos melhores? Dicas para iniciantes

como tirar fotos
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A fotografia é uma arte surgida no século 19, porém ela nunca esteve tão acessível, hoje em um dia se compartilha mais fotos que em todo um século, pode acreditar. Redes Sociais como o Instagram, são a prova de que o mundo está cada vez mais trabalhando com a imagem.

Com o marketing não poderia ser diferente, nesse artigo vamos te ensinar como tirar fotos melhores com dicas simples e rápidas, não importa se você tem uma câmera profissional ou usa o celular, se tem experiência ou não.

Essas dicas servem para todo mundo!

Configurações

Antes de sair por aí tacando o dedo no botão é preciso olhar as configurações da sua câmera ou celular, muitas vezes as opções de fábrica não entregam a melhor opção possível para você.

Resolução:  Nas configurações escolha a opção que lhe entrega o maior número em MP (megapixels), quanto maior a resolução, maior o tamanho da imagem.

HDR: Muitos smartphones já vem com esta opção, com o HDR ativado, ele vai capturar 3 fotos em claridades diferentes e tirar o melhor resultado das três!

Grades: Sabe aquelas linhas que parece um jogo da velha? São as grades, elas servem como linhas guias para te nortear na composição da foto, o que nos leva ao próximo tópico…

Composição

Esse é um tópico muito importante, principalmente para quem ainda não tem experiência e quer tirar fotos melhores. A composição pode fazer a total diferença de uma foto amadora para uma foto profissional. Existem vários tipos mais avançados de enquadramento e composição, mas vamos falar da regra dos terços.

Regra dos Terços

Sabe as grades que você ativou no tópico anterior? Elas vão ser fundamentais agora. A regra dos terços consiste em colocar o ponto principal da foto em umas das convergências das linhas guias, veja o exemplo:

Sendo bem prático: coloque o assunto principal da sua imagem em uma das bolinhas vermelhas. Mas, se você tiver linhas no assunto que você vai fotografar, encaixe elas com as linhas da grade. Veja os exemplos:

Se você conseguiu compreender a regra dos terços, vamos te dar uma dica simples mas que faz toda a diferença.

De preferência a fotos na horizontal!

Por quê? Apesar de plataformas como o Instagram e o Snapchat terem popularizado as fotos na vertical, as imagens na horizontal oferecem mais possibilidade e mais facilidade para composição, principalmente para quem está começando. Ou seja, priorize as fotos na horizontal para trabalhar melhor a composição.

Mas do que adianta uma foto bem montada se a foto saiu clara demais ou escura demais?

Iluminação

A luminosidade é uma parte também fundamental da foto, como podemos tirar fotos melhores com ela? Na fotografia existem diversos equipamentos para ajudar na iluminação, porém, nenhum é tão bom quanto a boa e velha luz do sol.

Luz Natural

A grande vantagem da luz do sol é que ela é distribuída uniforme, ou seja, ela não ilumina mais um lugar do que o outro e evita aqueles ‘pontos de luz’ que as lâmpadas causam. Aqui vão umas dicas rápidas:

Evite o sol do meio dia: Nesse horário, o sol está bem em cima e acaba causando uma sombra dura que não fica bem, principalmente em pessoas porque ficam com aquela sombra bem embaixo do nariz e dos olhos.

Golden Hour: Também conhecida como a hora mágica ou a hora dourada, é uma faixa de horário próxima do nascer e pôr do sol, nessa hora o sol não está tão quente e produz uma luz mais dourada e uniforme, sem causar as sombras do sol do meio dia por exemplo.

golden hour

Golden Hour

 

Mas se for a noite? Ou estiver num ambiente escuro? Segura essa:

Evite o flash!

Sério mesmo? Seríssimo, geralmente os flashes de câmera e celular são terríveis para a sua foto. Procure fontes de luz mais próximas ou se for o caso, peça para que alguém coloque a lanterna do celular no assunto da foto, acredite em mim, o resultado vai sair bem melhor.

Já passamos pelos tópicos mais importantes, que tal agora umas dicas rápidas?

Dicas

Foco: Verifique sempre se o seu assunto principal está em foco. Acontece muito na hora de tirar a foto, o assunto parecer está bem focado mas quando você vê o resultado depois, ele aparece fora de foco. Por isso, bastante atenção!

2 mãos: Evite tirar fotos somente com uma mão, com as duas você consegue mais firmeza e evita que a foto saia tremida. Essa é uma dica boa principalmente para as selfies.

Zoom digital: Não use o zoom digital, principalmente do seu smartphone, este zoom só vai distorcer e perder a qualidade da imagem, se precisar, chegue mais perto do assunto ou tente cortar a foto depois.

Tire MUITAS fotos: A última e mais simples das dicas, tire muitas fotos da sua cena, experimente trocar de posição, ângulo e até de foco. Quando fazemos sessões de fotos aqui na Above, costumamos aproveitar cerca de somente 20% das fotos tiradas e olhe lá! 

Bom, você já configurou a sua câmera, já aprendeu o básico para compor melhor as suas fotos, já sabe o que fazer com a iluminação da sua foto e com essas dicas você já está pronto para sair por aí metendo o dedo no botão de disparar do seu celular ou da sua câmera. 

É hora de experimentar!

Nos próximos artigos, vamos nos aprofundar mais nesse universo e trazer mais dicas para quem está iniciando a sua jornada na fotografia.

Compartilhe se o conteúdo foi de valor para você!

Quer ler mais artigos? Acesse o nosso blog

Acesse nosso Instagram @abovemarketing.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×