Acabaram os likes do Instagram? O que fazer agora?

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Nesta terça (17/07) o Instagram liberou para a maioria dos usuários no Brasil as postagens com curtidas ocultas. Com essa mudança, apenas quem poderá ver o número de likes é o próprio usuário na aba de informações do post, onde já era possível visualizar outras métricas.

Ainda está em fase de testes pela rede social, mas o Canadá foi o primeiro país a receber essa mudança, caso não tenha visto nós fizemos uma postagem direto de lá sobre isso.

Mas agora fica a pergunta:

Por Que Essa Mudança?

Quando o Facebook (atual dono do Instagram) anunciou esse teste que iria ser feito no Canadá, a justificativa que usaram foi a do impacto social da coisa. As redes sociais hoje são constantemente apontadas como uma das causas do aumento de doenças mentais perigosas nos jovens, como a depressão e a ansiedade.depressao redes sociais

Quando a vida dentro da rede social parece ser totalmente voltada para uma perseguição doentia por likes e pela aparência, o Instagram se torna uma forte pressão na cabeça desses jovens que não conseguem atingir o seu objetivo ou não tem a vida perfeita da digital influencer que eles seguem. É aí que mora o perigo.

Assim, a ocultação das curtidas pode acabar retirando uma das pressões sociais que mais pesam na cabeça de seus usuários, pelo menos é assim que pensa o Facebook ao anunciar essa mudança.

Mas para os produtores de conteúdo? O que vai mudar? É o fim do Instagram?

O Fim dos Likes

Se assim como a gente você também produz conteúdo na rede social, sabe o que vai mudar? Porra nenhuma.

Sabe por quê? As curtidas não vão desaparecer, apenas não estarão visíveis para o público.

Na verdade, isso poderá ser até positivo para você! Por causa de um fenômeno humano:

O Efeito Manada

efeito manada

O ser humano tem um comportamento inconsciente muito engraçado, nós somos levados a sempre seguir a multidão. Como assim? Se existem dois restaurantes lado a lado no qual você não os conhece, sendo um vazio e no outro há várias mesas ocupas, qual você escolhe? Provavelmente o que tem mesas ocupadas.

Quem decide é o seu inconsciente, isso é totalmente normal, esse é o gatilho mental da prova social. Esse comportamento é fruto da nossa evolução, talvez sem ele, nós não estivéssemos aqui hoje.

Esse efeito manada também acontece nas redes sociais! Quando você passa pelo post da Kim Kardashian e ele tem milhões de curtidas, o seu cérebro se sente mais a vontade para curtir também e o contrário também acontece! Se um conteúdo não tem tantos likes, mais dificilmente você irá curtir.

Algumas pesquisas internacionais, já estão provando que a ocultação do número tem resultado no aumento da média de curtidas!

Isso é uma ótima notícia para você que está começando! Agora o foco vai ser o seu conteúdo!

Métrica de Vaidade

A verdade é a seguinte: Curtida nunca foi a métrica mais importante para o produtor de conteúdo.

Ela sempre foi mais uma métrica de vaidade, um número para se gabar, assim como o número de seguidores. Mas se as curtidas não são tão importantes, quais são essas métricas?

  • Comentários
  • Compartilhamentos (Feed e Story)
  • Salvos
  • Alcance
  • Visitas ao perfil

Estamos falando de conteúdo de valor, certo? Quando falamos disso, a interação e a indicação (que seria o compartilhamento) são os maiores indicadores de que o assunto teve importância e nos impactou. Assim como visitar ao perfil, indica que o usuário se interessou por você e pelo conteúdo.

Ainda existem mais métricas, mas a curtida conta? Claro! Mas não é tão importante quanto a que citamos aqui em cima, pelo menos para nós.

Ou seja, relaxa.

Crie conteúdo de valor e se preocupe com o engajamento do seu público, o resto vai dar certo! 

 

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