Como ser criativo? 13 dicas e ferramentas fáceis

como ser criativo
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Você travou na produção do seu conteúdo, a idéia não chega, a inspiração divina não bateu e você ainda está em busca da sua criatividade perdida. Pois, chegou ao seu limite e não consegue fazer mais nada de novo ou original.

Então você chegou aqui procurando a resposta, em busca do segredo que ninguém te contou. Parabéns! Porque você não achou e nem vai achar, pois criatividade não é o que você pensa que é.

Mas o que é criatividade então? Como ser mais criativo? Tudo isso e muito mais, sexta no Globo Repórter. Brincadeiras a parte, a criatividade não é um dom inato como muitos pensam, pelo contrário, ela é uma habilidade e como toda habilidade, ela pode ser desenvolvida e estimulada.

A criatividade é simplesmente a conexão de idéias.

Nada de arte, o criativo deve usar a sua habilidade para soluções. Pois, as idéias mais criativas vieram dos maiores problemas, ela é parte da inovação.

COMO A CRIATIVIDADE ACONTECE?

 

A criatividade acontece a partir de novas conexões, é a combinação de elementos antes não conectados diretamente. Partido dessa idéia, conheça os seus elementos.

COPIAR, TRANSFORMAR E COMBINAR

 

Kirby Ferguson é palestrante do TED e produtor do documentário “Everything is a Remix”. O autor defende a idéia de que NADA É ORIGINAL, apenas cópia. Justificando, ele apresenta um conceito crucial na criatividade.

Copiar, Transformar e Combinar.

Copiar: é a cópia básica, é a primeira forma como aprendemos.

Transformar: observamos o que foi criado e modificamos.

Combinar: elementos que já existem, compostos em uma nova forma.

Recomendo você ouvir o que Kirby tem a dizer, certeza que mentes explodirão. Na página dele tem completo o documentário e a sua palestra no TED.

Agora que você já sabe como a criatividade funciona, vamos a lista.

13 DICAS E FERRAMENTAS PARA SER MAIS CRIATIVO.

 

#1 BRIEFING

Quer resolver um problema? Entenda o problema antes. Por isso, o Briefing é essencial no processo da resolução, ele vai te dar todas as informações que você precisa para ajudar.

Ou seja, BRIFA TUDO.

#2 DESENHE

Calma, você não precisa ser um artista para isso, pode desenhar em palitinho mesmo que não tem problema. Porque o importante daqui é trazer para o papel a problematização, você vai conseguir ter muito mais clareza do problema e consequentemente de uma possível idéia criativa.

Sendo assim, RABISQUE.

#3 OLHE DE FORA

O problema tá martelando sua cabeça há dias? Tire um tempo dele. Saia do foco míope do problema e pense no contexto mais amplo, se coloque de fora.

Pois quando nós passamos a ter uma visão mais macro, é provado em pesquisas que o cérebro se abre para novas possibilidades e passa a pensar em outras alternativas de solução.

#4 BRAINSTORM

Brainstorm é a famosa tempestade de idéias. Como funciona? Pegue um papel, pegue a sua equipe ou só você mesmo, pois não tem problema.

Agora você vai começar a pensar em várias idéias e soluções possíveis e impossíveis, o mais importante nesta etapa é não julgar. Após tudo anotado, começa o processo de julgamento e avaliação das idéias, muita coisa boa já saiu de um Brainstorm (inclusive o assunto deste artigo).

#5 BLOQUEIO DO GABARITO

Muito parecida com a de antes, o Bloqueio do Gabarito é uma “ferramenta” para pensar além do óbvio e muito fácil de fazer. Como?

Você tem o problema “preciso colocar meus livros em algum lugar”, qual a resposta mais óbvia? Prateleira! Ok, mas e a segunda? Estante! Certo, mas e a terceira? quarta? quinta? A idéia aqui é ir até 50ª resposta!

Mas venhamos e convenhamos, 50 é um número alto, porém o conceito dessa técnica de inovação é justamente te forçar a ir além das respostas óbvias, siga o seu bom senso e não se satisfaça com poucas respostas, confio em você.

#6 DESIGN THINKING

Não uma ferramenta, mas uma abordagem. O Design Thinking é o olhar como usuário, se colocar na pele de quem sente a dor pode mudar a sua visão. Ela é muito utilizada por especialistas, mas você também pode utilizar sem problemas.

Esse artigo da Endeavor explica bem o conceito.

#7 CONTRÁRIO

Essa é uma das minhas preferidas, leia com atenção. Isole o seu problema, depois você pensa nela ao contrário. Por exemplo, o problema “Como ser mais criativo?” depois de invertido ficaria “Como ser menos criativo?”, mas e agora? Assim que invertida, você vai pensar em idéias criativas e depois as respostas serão ao contrário de novo! 

O que era sim, vira não. O que era grande, fica pequeno e por aí vai…

Massa né? Escolha o problema, bote ao contrário e MÃO NA MASSA!

#8 OPOSTOS

Esse número da lista pode parecer com o último, mas é usado de forma diferente. Na hora de criar e inovar, porque não usar os opostos? Pensa bem, de quem foi a idéia GENIAL de unir o queijo salgado com a goiabada doce? Salgado e doce não combinam em teoria, mas o Romeu e Julieta não concordaram com isso. 

COMBINE O QUE NÃO COMBINA!

#9 FAÇA ALGO NOVO

Comece pequeno, experimente um sabor de sorvete novo, assista uma série diferente na Netflix, que tal um outro caminho na volta de casa? A criatividade é a habilidade de criar conexões, ao fazer coisas novas o seu cérebro coloca áreas distintas em contato!

NOVO = CRIATIVIDADE.

#10 LEIA MAIS

Leitura é um hábito excelente para tudo, aprender coisas novas, expandir horizontes, melhorar a escrita e também te ajuda a ser mais criativo! Não precisa ser uma teoria cientifica, escolhe aquele romance gostoso de ler e se joga.

#11 BEM ESTAR

Uma pesquisa recente mostrou que a criatividade está muito conectada ao bem estar, ou seja, você precisa se sentir bem para CRIAR e sabe qual o interessante? Quando você é criativo, o seu cérebro te faz sentir bem e assim se torna um ciclo! 

#12 ÓCIO CRIATIVO

Os Gregos eram craques nisso, foi assim que eles criaram tanto. Pois, o ócio é fundamental para aflorar a criatividade, ele te dá a liberdade que você precisa para voar.

#13 CAMINHE

Parece besta, mas uma caminhada pode te abrir possibilidades e fazer você reparar em detalhes que só são possíveis a pé. Quando volto do trabalho andando, muitos insights aparecem e isso nos leva a uma dica bônus…

#BÔNUS

Anote suas idéias, muitas vezes elas podem surgir em momentos que você não está de fato focado na solução criativa, por isso é sempre importante anotas todos os seus insights para não desperdiçar nenhum. Quando nas minhas caminhadas surge uma solução procuro sempre anotar ou até mesmo gravar a voz ajuda bastante, o importante é registrar.

Sendo assim, ANOTE TUDO!

E ai? Já está se sentindo mais criativo? Agora é a hora gostosa, é hora de colocar tudo em prática!

Você faz algum processo que não foi dito aqui? Comenta com a gente!

Compartilhe se você gostou do artigo!

Quer ler mais artigos? Acesse o nosso blog.

Acesse nosso Instagram @abovemarketing.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×